domingo, 14 de setembro de 2014

Logística Empresarial

Podemos definir a logística como a junção das atividades: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos, mas para essas atividades funcionarem é preciso que estejam ligadas diretamente com a manufatura e marketing. Segundo a Council of Logistics Management, “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”

A logística agrega valores à empresa, pois aumenta o nível de satisfação do usuário, mas se as mudanças na atividade logística se não forem acompanhadas pelas organizações, levará à falência daquelas que não se enquadrarem. Então, percebemos que a logística é muito importante para a organização e sua aplicação correta é de suma importância para o bom andamento das atividades.

Um dos maiores desafios das empresas hoje em dia é agregar valores aos produtos sem aumentar seu preço para os clientes, já que o mercado está cada vez mais exigente. Para que isso seja feito, as empresas têm investido bastante na área da logística, buscando diminuir custos como, por exemplo,no transporte e na administração de estoque utilizando a tecnologia da tecnologia da informação para entender as necessidades do mercado. Na busca de reduzir os custos e agregar o máximo de valores ao cliente final está sendo utilizada para o planejamento de processos de negócios que integram não só as áreas funcionais da empresa, como também a coordenação e o alinhamento dos esforços de diversas organizações, também chamado de Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento, ou em inglês, Supply Chain Management.

A logística tem como meta disponibilizar o produto certo, na quantidade certa, no local certo, no momento certo, nas condições adequadas para o cliente certo ao preço justo. A redução de custos se dará pela suavização e correta execução do fluxo de materiais que passará a ser feito de forma sincronizada com o fluxo de informações, possibilitando redução dos inventários, maior utilização dos ativos envolvidos, eliminação dos desperdícios, otimização dos sistemas de transporte e armazenagem. Ou seja, haverá o emprego racional e a otimização de todos os fatores utilizados. O que significa dizer que serão trocadas incertezas por informações que permitirão, através de um processo bem coordenado, minimizar os recursos necessários para a realização das atividades, sem perda de qualidade no atendimento ao cliente final.

Para implantarmos corretamente um sistema logístico e atingirmos os objetivos da empresa, precisamos: implantar o planejamento do sistema para melhor atender os clientes, profissionais treinados e capacitados, definir os níveis de serviços oferecidos, dar seguimento ao serviço de acordo com os requisitos do cliente e com a lucratividade de cada seguimento, utilização da tecnologia da informação para a integração das operações, a percepção de consumo e a percepção do seu comportamento, e a utilização de medidores de desempenho para alcançar os objetivos.

A cadeia de suprimentos é dividida em quatro grandes grupos: Os fornecedores, que são de quem se adquirem materiais e componentes, as manufaturas, que é onde a fábrica será instalada e também o momento e a quantidade a ser produzida, os centros de distribuição, onde são armazenados os produtos acabados e a reposição,e os consumidores que é o mercado que a empresa quer atingir e qual o nível de atendimento quer oferecer.

Traçar uma estratégia é muito importante para a empresa, pois precisam tomar decisões disponíveis e possíveis, devem ter critérios de avaliação do sistema para acompanhar o resultado das mudanças da empresa, e também a visão do desempenho da logística.

Resumo

O artigo apresenta uma definição de logística como sendo uma área essencial nas empresas e negócios, pois inserida em diversos pontos da organização podendo ser definida pela junção de quatro atividades, sendo elas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega. Também abordou o conceito de Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento, ou, Supply Chain Management que busca por reduzir custos e agregar o máximo valor ao cliente final. Falou sobre o Mercado Globalizado e como a logística vem lidando com ele. Destacou a cadeia de suprimentos, que pode ser dividida em quatro grupos, sendo ele: Fornecedores, manufatura, cento de distribuição e consumidores finais.

Gabriel Guimarães - 1º Logística - Nº 15
ETEC Cônego José Bento

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