domingo, 14 de setembro de 2014

Etendendo a Logística e seu Estagio Atual

A logística atual visa o melhor método de se distribuir os produtos para seus consumidores da forma mais barata, rápida e qualificada possível. Duas etapas muito importantes do processo logístico são o suprimento físico que se trata de matérias-primas e a distribuição física que se trata de produtos acabados. O Processo logístico se divide em três etapas, sendo elas: suprimento, produção e distribuição física fazendo com que a logística seja responsável por praticamente todas as atividades ligadas à operacionalização da produção.

Ela interage com outros setores da empresa como Marketing, Finanças, Controle da Produção e Gestão de Recursos Humanos, trocando informações e gerenciando conflitos que podem existir dentro da empresa. Viana diz que na visão de Ballou (1993), a logística está entre a produção e marketing, foram assim criadas interfaces ligadas entre a logística e os dois setores. Para marketing as atividades de interface criadas foram os padrões de níveis serviço, formação de preços, embalagem e a localização de depósitos, já para a produção as atividades criadas foram a programação da produção, a localização industrial e as compras.

O Supply Chain Management (SCM) representa uma integração externa de atividades, porque estabelece uma comunicação e coordenação dos fluxos de materiais de dos fornecedores até os clientes finais. Pode-se dizer que o Supply Chain Management e uma evolução da logística integrada, pois, ela representa uma integração interna das atividades. A utilização da tecnologia da informação tem demonstrado uma eficácia muito grande na logística, e a informação também é fundamental para o funcionamento dos sistemas logísticos, pois, aumenta a flexibilidade, pode reduzir de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos, e os clientes Os clientes tem informações sobre o status, disponibilidade, programação de entregado produto e faturas. As empresas tem utilizado muito a tecnologia da informação aplicando hardwares com microcomputadores e palmtops, e softwares como Roteirizadores, WMS (Warehouse Management System) e GIS (Geographycal Information System).

Atualmente as empresas brasileiras tem buscado aprimorar seus processos relacionados à logística, dois exemplos de empresas que atuantes no Brasil que precisam de um ótimo sistema logístico são o McDonald’s e a Submarino.

O McDonald’s utiliza a empresa Martin Brower, que é um operador logístico, para entregar de insumos, excetuando-se os refrigerantes, cuja entrega é feita localmente pelos representantes dos fabricantes; centralizam os centros de distribuição que estão localizados em São Paulo(estoque central do sistema), Rio de Janeiro, Curitiba e Recife; utilizam com o fornecedor de hambúrguer a técnica de “cross-docking” nas cidades do Rio de Janeiro e em Curitiba; os fornecedores recebem as informações sobre as entregas através de palm-tops; e o estoque médio no Brasil é de 6 dias.

A Submarino é uma das maiores empresas de e-commerce do Brasil. A empresa em parceria com o grupo Intecom para operacionalização processo logístico, eles tem controle acionário do grupo JP Morgan e o grupo Martins.

Atualmente é extremamente importante as empresas terem um amplo conhecimento sobre a logística sendo micros, pequenas, médias ou grandes empresas.

Resumo

A logística evoluiu muito com o tempo, dês da logística propriamente dita, ao conceito mais recente de Supply Chain Management. Duas etapas muito importantes da logística são, o suprimento físico e distribuição física, sendo respectivamente matéria-prima e distribuição do produto acabado.

O conceito de Supply Chain Management é a evolução do conceito de logística integrada, pois, possibilita uma maior comunicação entre os participantes do canal de administração, e também entre o consumidor final até o fornecedor inicial de matérias-primas. A logística integrada pode ser explicada como “integração interna das atividades”, já o Supply Chain Management é uma integração externa, pois coordena os materiais e as informações aos fornecedores e ao cliente final.

O artigo também apresenta os efeitos da globalização na logística que ocasiona nas empresas tentando se adaptar este fenômeno através da utilização de tecnologia da informação nas etapas do processo logístico.

No Brasil empresas têm buscado cada vez mais a melhoria de todos os seus processos logísticos a fim de alcançar maiores níveis de competitividade no mercado mundial, que temos como exemplo as empresas McDonald’s e Submarino que dependem de um excelente processo logístico.

Pode-se dizer que a logística desempenha um papel fundamental na estrutura de uma empresa, pois através da sua eficácia, é que as empresas se destacarão no mercado atendendo da melhor forma as necessidades dos clientes e por consequência obterá melhores lucros.


Gabriel Guimarães - 1º Logística - Nº 15
ETEC Cônego José Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário